EDITAL


XI Semana de Letras e IX Semana de História
Tema: Língua, História, Literatura e Memória.

       I – Da Semana de Letras e História e sua finalidade

1) Realizar discussões sobre a Língua (Portuguesa e Inglesa), História, Literatura e Memória e a possível convergência de saberes e habilidades específicas de cada campo de estudo;
2) Promover palestras sobre a interdisciplinaridade sobre literatura e história;
3) Discutir e debater a memória sobre os 50 anos dos Cursos de História e de  Letras ressaltando a importância de ambos para a região Norte do estado do Ceará;
4) Realizar apresentações culturais, incentivando os grupos artísticos locais;
5) Incentivar a divulgação de pesquisas realizadas pelos alunos do Curso de Letras e de História;
6) Realizar o intercâmbio cultural entre os Cursos de Letras e de História e a sociedade em geral;
7) Discutir a influência da Língua e Literatura Inglesa perante a sociedade brasileira na construção de uma identidade;
8) Analisar a Literatura como fonte de pesquisa para se trabalhar História;

II – Da inscrição

1) O período de Inscrição ocorrerá de 19 de setembro a 07 de outubro de 2011 na sede dos Centros Acadêmicos de Letras campus da Betânia (casa Raquel de Queiroz) e História campus do Junco (NEDHIS), bem como na Coordenação do Curso de História, nos turnos manhã e noite;
2)  A ficha de inscrição para o evento ficará na coordenação dos respectivos cursos a partir da data de abertura presente neste edital;
3) As inscrições acontecerão da seguinte maneira:

i) A ficha de inscrição deverá ser preenchida com LETRA de FÔRMA para facilitar na impressão do certificado.
ii) Após o preenchimento da ficha, o aluno procurará a sede do Centro Acadêmico de seu curso (ou Coordenação do Curso de História), juntamente com a taxa de inscrição, para confirmar sua participação no evento.
iii) A taxa para Inscrição será de 15,00 reais para o aluno de graduação e de 20,00 reais para graduados que desejem participar do evento. Vale ressaltar que os respectivos valores darão direito a uma blusa do evento.
iv) As Inscrições de trabalhos nos Simpósios Temáticos deverão seguir as seguintes normas de submissão de trabalhos:
Resumos
Textos: As propostas de resumo devem conter um mínimo de duzentas (200) e máximo de trezentas (300) palavras, sem contar o título, o nome do autor e o nome da instituição a que pertence. O resumo não deve incluir notas, tabelas ou referências bibliográficas.
Formas de apresentação: Os resumos devem ser apresentados em formato Windows Word 97/2000/XP, fonte 12, Times New Roman e conterem título do trabalho em caixa alta, centralizado, em negrito. Na linha abaixo, à direita, apresentar o nome completo do autor sem nenhum destaque (em maiúscula, apenas a primeira letra de cada palavra), seguido da sigla da Instituição a que pertence. Abaixo do nome, deverá vir o e-mail. A seguir, o texto em parágrafo único, espaçamento simples entre linhas, no modo justificado. Após o resumo, pular uma linha e incluir três palavras-chave.
Conteúdo: Os resumos devem apresentar, de modo claro, tema ou objeto de estudo, objetivo(s), linha teórica em que se inserem, metodologia e contribuições à área de estudo.
Data: Os resumos devem ser apresentados, juntamente com a inscrição, entre os dias 19 e 30 de setembro.

Observações:
O proponente deve, obrigatoriamente, indicar no ato da inscrição em qual linha temática do evento seu trabalho se enquadra;
Serão aceitos, no máximo, 2 (dois) trabalhos por participante;
No caso de trabalhos em co-autoria, os co-autores devem, também, pagar taxa de inscrição, para terem direito a certificado.


Exemplo:

GÊNEROS DISCURSIVOS, ESCRITA E AGÊNCIA EM PROJETOS DE LETRAMENTO

Maria Ivone Silveira (IFRN)

O objetivo deste trabalho é refletir sobre o caráter agentivo dos gêneros discursivos produzidos em eventos de letramento voltados para a ação e mudança social de estudantes. A nossa discussão está ancorada na concepção de linguagem de base bakhtiniana (BAKHTIN [1929]1999); nos estudos de letramento entendido como prática social (KLEIMAN, 1995; BAYNHAM, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000); nos estudos críticos defensores da ideia de que todos os textos se constituem em instrumentos ideológicos capazes de conferir poder aos indivíduos (McLAREN, 1987); na abordagem social de gênero discursivo inspirada na Nova Retórica (BAZERMAN, 2006; 2007) e na abordagem textual de perspectiva multissemiótica (VIEIRA, 2007). Os dados em análise foram gerados em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000) desenvolvidos com alunos da Educação de Jovens e Adultos, no ano letivo de 2006, numa escola da rede pública de Natal-RN. O trabalho permitiu-nos depreender que, se o objetivo fundamental do ensino de língua na escola são as práticas de linguagem, a língua passa a se incluir num todo maior, devendo favorecer a compreensão de que os gêneros discursivos, em projetos de letramento, abrem a possibilidade para que o estudante leia e escreva para agir discursivamente no mundo social e não para ser avaliado, simplesmente.

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Projetos de letramento. Agência.


vi) O credenciamento realizar-se-á no dia 24 de outubro nos turnos matutino e Vespertino de 08h às 11h30 e 14h às18h no campus da Betânia e 08h às  11:30h e 14h às18h30 no campus do Junco.

Obs: Caso o aluno não seja da instituição ou dos Cursos de Letras e História, poderá escolher em qual curso fará sua inscrição e seu credenciamento se realizará na mesma.

III – Das disposições finais

1) Os casos omissos aqui serão resolvidos pelo Centro Acadêmico de Letras e Centro Acadêmico de História.

Obs.: Baixe a versão do Edital em PDF aqui...
Obs.: Baixe a ficha de inscrção em PDF aqui...

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